quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cultura brasileira tem influência de ritmos e gêneros musicais africanos

No século XIX, os escravos se reuniam para manter suas tradições, mostrar resistência cultural, e fazer o samba de roda. No Rio de Janeiro, o batuque dos negros foi misturado a outros gêneros musicais e, no começo do século XX, nasceu um dos símbolos da cultura brasileira: o samba carioca, com seu repique africano.

Para o pesquisador Paulo Costa Lima esse é um exemplo de encontro de ritmos, de civilizações: “Esse repique é que vai permitir o rebolado, a participação do corpo. Nós ouvimos a música e nos sentimos parte dela. A rítmica africana entra em uma estrutura que tem melodia, harmonia europeia e distorce, dá um repuxo necessário ao frevo. Então é dessas negociações entre África, Brasil e Europa, gerando o Brasil, que a gente está falando”.

Com tambores de vários tamanhos, repiques e uma nova forma de tocar nasceu mais um gênero musical criado com a marca da cultura negra: o samba-reggae. Foi o Olodum que puxou o samba-reggae e espalhou esse som pelos quatro cantos do mundo. A batida marcante conquistou fãs famosos e levou ao Pelourinho Paul Simon e Michael Jackson, que gravaram com a banda. "A gente tem muita alegria de ter realizado uma trajetória de sucesso, de trabalho e, ao mesmo tempo, de mostrar que a herança africana não é só algo com lamento, tristeza. Pelo contrário, é uma energia positiva", garante João Jorge, presidente do Olodum.

Com música, Olodum no nome e negros no palco, o Bando de Teatro Olodum foi criado há 21 anos para colocar em cena questões que envolvem os negros e já fez 27 montagens. "A gente está contando uma história no teatro com a nossa cara, sem precisar pintar o rosto", diz a atriz Rejane Maia. O Bando foi para o cinema e fez sucesso com o filme "Ó Pai Ó", que também foi para a TV.

O ator Lázaro Ramos está entre os talentos revelados pelo grupo. Ele saiu dos palcos para ganhar as telas do cinema e também mostrar nas novelas que podia ser protagonista. “Eu acho que o grande responsável é o público que está dizendo ‘quero ver isso’. Acho muito positivo, muito bacana, acho que a gente está no passo mais legal de todos, que é o da gente aceitar a diversidade que é o nosso país. O que a gente quer é ter o melhor de tudo e de todos em todos os lugares”, afirma o ator. "Hoje eu sou uma atriz, negra, resistente, com força, e sei onde é o meu lugar e sei onde eu quero chegar", garante a atriz Telma Souza.


Reportagem:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/11/cultura-brasileira-tem-influencia-de-ritmos-e-generos-musicais-africanos.html

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Brasil comemora Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. O dia homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.

No Brasil, a data será celebrada, na Bahia, com a reafirmação entre os governos federal e estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, já assinado por 24 Estados e que definiu o Estado como principal responsável no combate a esse tipo de violência. “A violência contra as mulheres não é apenas uma questão das mulheres, mas sim de toda a sociedade. Com o Pacto, os governos federal, estaduais e municipais têm responsabilidade pública no enfrentamento a essa violência”, afirma a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire.

Segundo dados da SPM, atualmente existem 889 serviços especializados para atender mulheres vítima de violência, sendo 464 delegacias, 165 Centros de Referência, 72 Casas-Abrigo, 58 defensorias e 21 promotorias especializadas, além de 12 serviços de responsabilização e educação do agressor. Após a criação da Lei Maria da Penha, foram criados 89 juizados especializados em violência doméstica e familiar.

Fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/violenciamulher/brasil-comemora-dia-internacional-da-nao-violencia-contra-a-mulh/n1597382894608.html (Adaptado)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Por enquanto - Cássia Eller

Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim tão diferente

Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba

Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

terça-feira, 22 de novembro de 2011

3º Congresso de Pós-graduação e Pesquisa e 18º Encontro de Iniciação Científica

A Universidade Estadual da Paraíba, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), promoverá entre os dias 21 e 22 de novembro a 3ª edição do Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa e o 18º Encontro de Iniciação Científica, que este ano traz o tema “Desafios da formação para a pesquisa”. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande, faz parte das comemorações dos 45 anos da UEPB.

Durante o Congresso, os integrantes estarão envolvidos em diferentes práticas, a exemplo de conferências, mesas-redondas, exposições com resultados das pesquisas desenvolvidas na UEPB e atividades acadêmicas que versarão sobre a temática central do evento.

A abertura acontecerá na segunda-feira (21), a partir das 09h, com uma homenagem alusiva aos 45 anos da Instituição. Na ocasião, prosseguindo com a solenidade, haverá uma apresentação do grupo Clã Brasil. Para as 11h está programada a conferência “A Pesquisa Científica no Brasil e a Formação de Jovens Pesquisadores”, a ser proferida pelo Dr. Ennio Candotti, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A programação continuará na terça-feira (22), com as atividades acadêmicas e as mesas-redondas que debaterão temas como as assimetrias regionais e os desafios da Pós-Graduação e suas contribuições para o fortalecimento da Educação Básica.

Segundo a Comissão Organizadora, o evento deverá reunir mais de mil participantes, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação da UEPB e pesquisadores de outras instituições.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Britney Spears faz show no Rio

Britney Spears se apresentou na Apoteose, no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, 11. A cantora fez o primeiro show no Brasil da turnê "Femme Fatale", que ainda passará por São Paulo, no próximo dia 18. O show teve início pontualmente às 21h, e começou com música "Hold It Against Me". No Twitter, Britney postou pouco antes de subir ao palco: "Vocês estão prontos, Brasil?".

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ex-Presidente Lula corta o cabelo e raspa a barba

Na tarde de hoje (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva raspou a barba e o cabelo
Dona Marisa Letícia cortou o cabelo e fez a barba do ex-presidente.
O corte foi um pedido dele, antecipando a queda causada pela quimioterapia usada em seu tratamento contra o câncer de laringe.

domingo, 13 de novembro de 2011

O dito popular

Quantas gerações cresceram falando errado?

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO... e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO... Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).
E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'
Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" EU
NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"

'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'"Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???"

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!" O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso.... 'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"
O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'
Vai dizer que você falava corretamente algum desses?????

segunda-feira, 7 de novembro de 2011