segunda-feira, 20 de maio de 2013

Incorpore o PHN na sua vida


Somos escolhidos por Deus. Ele investiu tudo para que busquemos a santidade e marchemos para "céus novos e uma terra nova". Saiba: a cada dia esta realidade está mais próxima. A nossa meta é esta; nós estaremos lá com todos os santos – não só os beatificados e canonizados – mas também com aqueles que, em meio a inúmeras dificuldades, romperam com o pecado, venceram suas fraquezas e terminaram seu percurso, vitoriosos, na graça de Deus e, hoje estão no Céu.

Porque somos fracos, temos de ser determinados como os alcoólatras e dependentes de drogas. Eles aprendem que a única maneira de deixar o vício é se decidir. Dizer: "vou parando aos poucos" é ilusão. A decisão tem de ser radical!

Com o pecado é a mesma coisa: é preciso tomar a decisão e romper definitivamente. É preciso assumir o PHN! Por Hoje Não, por hoje não vou mais pecar: por hoje eu não bebo mais; por hoje eu não uso mais drogas; por hoje eu não peco mais. E no dia seguinte repetir a mesma coisa e, assim, incorporar o PHN em sua vida.

domingo, 19 de maio de 2013

Na Festa de Pentecostes, Papa explica ação do Espírito Santo

Só o Espírito Santo “pode suscitar a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar a unidade”, disse Francisco
Na Festa de Pentecostes, celebrada neste domingo, 19, o Papa Francisco presidiu uma Missa na Praça de São Pedro, no Vaticano, na presença de representantes de movimentos e novas comunidades.

O Santo Padre destacou que a liturgia de hoje é uma grande súplica, que a Igreja juntamente com Jesus eleva ao Pai, para que se renove a efusão do Espírito Santo.

E ressaltou três palavras relacionadas à ação do Espírito: novidade, harmonia e missão.

Francisco comentou que a novidade sempre nos causa um pouco de receio, porque nos sentimos mais seguros com aquilo que já conhecemos, que é possível programar e controlar. Segundo ele, muitas vezes, também agimos assim quando se trata de Deus. “Seguimo-Lo e acolhemo-Lo, mas até um certo ponto; sentimos dificuldade em abandonar-nos a Ele com plena confiança”, disse.

Entretanto, explicou o Papa, em toda a história da salvação, quando Deus se revela, Ele sempre traz novidade, e pede que confiemos totalmente Nele. “Estamos abertos às ‘surpresas de Deus’?”, questionou Francisco, ou estamos fechados, com medo, à novidade do Espirito Santo?

 “O Espírito Santo é a alma da missão”, é Ele que impulsiona a Igreja, que faz os fiéis entrarem no “mistério do Deus vivo, disse o Papa.

O Papa afirmou que “a novidade que Deus traz à nossa vida é verdadeiramente o que nos realiza, o que nos dá a verdadeira alegria, a verdadeira serenidade, porque Deus nos ama e quer apenas o nosso bem”.

A segunda palavra é a “harmonia”. Francisco explicou que, a primeira vista, o Espírito Santo parece criar desordem na Igreja, por trazer a diversidade de dons e carismas, mas isso não é verdade. “Sob a sua ação, tudo isso é uma grande riqueza, porque o Espírito Santo é o Espírito de unidade, que não significa uniformidade, mas a recondução do todo à harmonia”, afirmou.

O Santo Padre falou ainda que se tentarmos fazer a diversidade ou a unidade sem o Espírito Santo, acabamos trazendo a divisão ou a homogeinização. “Se, pelo contrário, nos deixamos guiar pelo Espírito, a riqueza, a variedade, a diversidade nunca dão origem ao conflito, porque Ele nos impele a viver a variedade na comunhão da Igreja”.

“Só Ele pode suscitar a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar a unidade”, afirmou o Pontífice.

Por fim, o Papa refletiu sobre a terceira palavra: “missão”.

Francisco explicou que “o Espírito Santo é a alma da missão”, é Ele que impulsiona a Igreja, que faz os fiéis entrarem no “mistério do Deus vivo” e os impele a abrir as portas e sair para anunciar e testemunhar a “vida boa do Evangelho”, comunicar a “alegria da fé, do encontro com Cristo”.

O Santo Padre disse ainda que o Pentecostes ocorrido no Cenáculo em Jerusalém, há quase dois mil anos, não é um fato distante, mas um acontecimento que “nos alcança e se torna experiência viva em cada um de nós”.

“O Espírito Santo é o dom por excelência de Cristo ressuscitado aos seus Apóstolos, mas Ele quer que chegue a todos”, enfatizou Francisco.

E concluiu afirmando que, também hoje, a Igreja o invoca juntamente com Maria: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor”!

sábado, 18 de maio de 2013

Encontrar Deus


"Encontramos DEUS caminhando, andando, buscando-O e deixando-nos buscar por Ele. São dois caminhos que se encontram. Por um lado, o nosso que O busca, impulsionado por esse instinto que flui do coração. E, depois, quando nos encontramos, percebemos que Ele já nos buscava desde antes, Ele nos antecipou" ( Papa Francisco).
Bonita mensagem para quem deseja encontrar Deus.
Deus sempre nos surpreende.

Abraços a todos do EJC/Catedral.
Padre Adauto Tavares Gomes

O amor a Jesus

"O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é a toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados."

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Qual será o tamanho do meu coração?

Depende de sua capacidade de se aproximar das pessoas simples e ouvi-las sem medo ou pressa! Depende de sua habilidade em tratar amorosamente aqueles que o mundo despreza, as pessoas com as quais você tem dificuldade e medo. 

O tamanho do seu coração tem relação direta com sua capacidade de simplificar as coisas, dizer a verdade e não se escandalizar com as limitações dos outros.

Seu coração mede quem você é!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sistema do mundo e o sistema de Deus

Muitos se perguntam: "Mas por que Deus não me socorre?" e "Por que não resolve minha situação?" Compreenda: Deus fez, está fazendo e vai fazer. Se existe uma falha, esta está em nós. E qual é a falha? Nós temos sido vítimas do sistema do mundo. As finanças vão mal e há muito desemprego e tragédias por causa do sistema em que vivemos; um sistema individualista, baseado no egoísmo, na ambição... Um sistema sem Deus; portanto, sem amor! 

Enquanto permanecermos ligados ao sistema, seremos influenciados por ele e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ele é radicalmente oposto. É preciso fazer uma escolha: Ou estamos no sistema do mundo ou no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Senhor precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no do mundo, seremos tratados pelo mundo e do jeito que ele nos trata. Para deixar de ser vítima desse sistema, tenho de deixá-lo e me colocar no sistema de Deus. Não dá para servir a Deus e a este mundo. É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências: é questão de coração. E Deus vê o coração. 

Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado no egoísmo, na ganância, na mentira, falsidade, na corrupção e na busca do dinheiro e do prazer; no momento em que eu me decido a deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e a entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Romanos 8, 28). 

Os homens veem as aparências: fazem belos discursos, belas apresentações... mas Deus vê o coração. Na hora em que eu me decido sinceramente a deixar o egoísmo e parto para o sistema de Deus, que é amor, doação, se eu decido a ter um coração generoso como o d'Ele, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou no sistema de Deus. É aí que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego e dificuldades está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração! Na hora em que mergulharmos em Deus numa verdadeira conversão, veremos que tudo concorre para nosso bem. Não há outra forma.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Uma fé operativa


A fé é o dom que recebemos no batismo, dom este que vai crescendo em nós a ponto de se tornar uma fé operativa. Não a fé intelectual que acredita: "Eu acredito que Jesus pode curar" e só. Não, não é assim que o cristão deve pensar. De tal maneira este deve estar convencido do poder curador do Senhor, que sua fé o levará a ser instrumento d'Ele. 

O Senhor quer reverter essa situação da descrença e da fé puramente intelectual e nos convencer. Basta que tenhamos uma fé do tamanho de um grão de mostarda (cf. Mateus 17, 20b). Tudo isso depende de estarmos no Espírito Santo e permanecermos n'Ele. Dessa forma, Ele, que tem todos os dons, manifesta-se em nós conforme a necessidade. 


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Atividades docentes serão retomadas a partir desta quinta-feira na Universidade Estadual


A greve dos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou ao fim, em decisão tomada durante assembleia da categoria, realizada na tarde desta terça-feira (14), no Campus I, em Bodocongó. Com o retorno das aulas, o calendário letivo será reformulado e a Reitoria vai encaminhar para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) uma nova proposta de calendário.

De acordo com o reitor Rangel Junior, todos os esforços serão empreendidos no sentido de concluir o ano letivo de 2013 até o dia 28 de fevereiro de 2014 e dar início ao próximo ano letivo logo após o período carnavalesco. “A reposição das atividades acadêmicas estão asseguradas e todos os dias letivos serão cumpridos”, garantiu o reitor.

Para ele, com o final da greve a Universidade poderá retomar seu projeto acadêmico e seu papel de fomentadora e protagonista no projeto de desenvolvimento social da Paraíba. “O desgaste enfrentado pela Instituição, com mais de 80 dias de atividades paralisadas, precisa ser recuperado com trabalho dedicado, com a qualidade e o compromisso que marca a história da Instituição e tem alavancado a UEPB à condição de uma das mais destacadas universidades públicas do Nordeste”, disse.

Ele enfatizou, ainda, que a Administração Central vai trabalhar para unir a comunidade, antes cindida pelo movimento que se encerra, e uni-la em torno de projetos e ações que visam à consolidação da Instituição. “Vamos fortalecer a UEPB para que ela cumpra cada dia mais e melhor o papel que lhe é reservado socialmente”, concluiu.

A Reitoria apresentou às categorias de professores e servidores técnico-administrativos a proposta de 5,83% de reajuste salarial, sendo 3% a partir de maio e 2,83% a partir de outubro. O reajuste representa um impacto de R$ 6 milhões na folha de pagamento da Universidade. Os técnico-administrativos também foram beneficiados com o pagamento escalonado de benefício social (auxílio alimentação). Na folha de abril eles receberam R$ 260 e vão receber R$ 300 em 2014 e R$ 370 em 2015. O benefício não entra como verba de pessoal.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Professores da UEPB decidem encerrar greve após mais de 80 dias


Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram, em assembleia nesta terça-feira (14), encerrar a greve da categoria a partir desta quinta (16), após mais de 80 dias de paralisação. Com o retorno das aulas, o calendário letivo será reformulado e a Reitoria vai encaminhar para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) uma nova proposta de calendário.

Segundo a Reitoria da UEPB, o acordo com as categorias de professores e servidores técnico-administrativos foi de 5,83% de reajuste salarial, sendo 3% a partir de maio e mais 2,83% a partir de outubro. O reajuste representa um impacto de R$ 6 milhões na folha de pagamento da universidade, segundo a própria UEPB.

Os técnico-administrativos também vão receber o pagamento escalonado de benefício social (auxílio alimentação). Na folha de abril, eles receberam R$ 260 e vão receber R$ 300 em 2014 e R$ 370 em 2015. O benefício não entra como verba de pessoal.

De acordo com o reitor Rangel Junior, todos os esforços serão empreendidos no sentido de concluir o ano letivo de 2013 até o dia 28 de fevereiro de 2014 e dar início ao próximo ano letivo logo após o período carnavalesco. “A reposição das atividades acadêmicas estão asseguradas e todos os dias letivos serão cumpridos”, garantiu o reitor.

Greve ilegal
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso da Associação dos Docentes da  Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), mantendo assim a ilegalidade da greve dos professores da instituição, que ocorre desde fevereiro. A decisão do ministro presidente Felix Fischer foi tomada no dia 7 de maio e publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (14).

O ministro considerou que a Aduepb usou o recurso errado. Segundo Felix Fischer, os professores poderiam sim recorrer contra a ilegalidade, mas isso deveria ser feito no próprio Tribunal de Justiça e apenas em caso de negativa, o caso poderia subir para o Superior Tribunal de Justiça. O decreto de ilegalidade foi dado em 24 de abril atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público da Paraíba. No dia 30 de abril os professores decidiram manter o movimento mesmo com a imposição de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nunca estamos sós


Nós nunca estamos sozinhos, mesmo quando nos sentimos assim. O Senhor está sempre conosco, mesmo quando não percebemos, sobretudo quando o mar da nossa vida fica revolto e agitado.

Tenhamos plena confiança em Jesus, porque Ele mesmo nos disse: “No mundo, tereis muitas tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”(Jo 16,33b).

Acontece o que acontecer, a palavra de ordem para nós, hoje, é: “Tende coragem!”. Rezemos este ato de confiança ao longo de todo este dia: Jesus, eu confio em Vós!

domingo, 12 de maio de 2013

AMOR DE MÃE...

Embalar sonos e sonhos, envolver para fazer crescer, alimentar, cuidar, amar...
Eis o milagre da maternagem.
Ser mãe é presente de Deus, é felicidade , é amor puro e limpo!
Não há no mundo nada similar ao amor de MÃE.
É um amor que não tem limites, virgular e muito menos um ponto final...
"Eu te amo"
"Obrigado"
"Só estou aqui porque você decidiu ser mãe..."
Feliz dia das mães Inês Xavier!

Mãe! Obrigado por tanto carinho, por me amar, por ter paciência comigo, por me esperar, por me compreender, por me amar com todos os meus defeitos e por ser Minha MÃE!!! Te amo!!!

sábado, 11 de maio de 2013

Os cuidados de mãe curam o nosso coração


Todos nós temos a necessidade de sermos entendidos, acolhidos, respeitados, amados, cuidados, etc. Quando sentimos estas necessidades de forma mais intensa, a primeira pessoa que lembramos é da nossa mãe.

Mesmo quando não sabemos o que dizer, ela nos compreende e sabe antecipar-se nos cuidados, no amor e na atenção.

Nossa Senhora está sempre ao nosso dispor em todas as nossas necessidades e em todos os momentos para nos socorrer e cuidar de nós como ela cuidou de Jesus. Ninguém que a ela recorre fica decepcionado ou desamparado.

Refugiemo-nos debaixo da sua materna proteção, coloquemo-nos sob os seus cuidados e entreguemos as rédeas da nossa vida em suas mãos, para que ela passe à frente de tudo e abra para nós todas as vias.

Rezemos ao longo de todo este dia: “Mãe, cuida de mim, porque és minha mãe e eu sou sua filha.”

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Reitor concede reajuste salarial de 5,83% a professores da UEPB


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou nesta sexta-feira (10) uma resolução do Conselho Universitário (Consuni) onde concede reajuste salarial para os professores e servidores da instituição. O percentual concedido pelo reitor Rangel Júnior foi de 5,83%, sendo 3,0% aplicado agora em maio e os outros 2,83 % no mês de outubro. Os valores são exatamente os mesmos que foram rejeitados pelos docentes, após uma reunião na última segunda-feira (6), quando eles decidiram manter a greve que ocorre desde fevereiro e já foi considerada ilegal pela Justiça.

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb) informou que o os  professores que integram o comando de greve se reúnem nesta sexta-feira para avaliar o reajuste dado pelo reitor. Eles vão avaliar a possibilidade de realização de uma assembleia geral na próxima segunda-feira (13) onde deve ser discutida a continuidade do movimento.

Junto com a publicação da resolução, a reitoria da UEPB também divulgou uma nota onde afirma que desde o início do movimento esteve aberta ao diálogo com as categorias, para buscar uma alternativa que atendesse as reivindicações e evitasse prejuízos para a instituição. No documento é ratificado que o aumento de 17,7% que estava sendo pleiteado não poderia ser atendido porque o orçamento aprovado para a instituição em 2013 é menor do que o planejado pela universidade. Ainda conforme a nota, o percentual concedido foi o único possível.

Os professores chegaram a concordar com o percentual de 5,83%, que seria apenas reposição da inflação de 2012, mas não com a divisão dele em dois períodos. Na segunda-feira, o presidente da Aduepb, José Cristovão Andrade, disse que a categoria já havia recuado o suficiente, pois tinha sido solicitado inicialmente 17,7%, referente às perdas salariais.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Qual o maior desafio do amor?


Eu creio que o Amor existente em nós é Deus presente em nossos corações! Assim é minha fé!

Sou desafiado quando parece que o meu amor de nada serve nem merece reconhecimento. Por isso, também creio que a maior prova de amor acontece quando amamos apesar de nós mesmos. Quando, sofrendo nossas limitações, seguimos amando sem respostas, sem alívio, como cegos... Quem ama assim vive um martírio, está mais próximo de Deus e sabe o que é um amor de verdade.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A mãe nos entende


Nossa Senhora nos entende e acredita em nós, mesmo quando não somos capazes de nos compreender e não acreditamos em nós mesmos. Ela é a nossa mãe, e uma mãe sempre acredita no filho, mesmo quando ele não lhe dá motivos para isso.

Se a nossa mãe terrena age assim conosco, imagine a Mãe do Céu, o que não fará por nós? No ponto em que chegou a nossa vida, recorramos aos cuidados da Virgem Maria e peçamos sua ajuda, porque ninguém que recorre à sua proteção fica decepcionado. Rezemos assim:

“Debaixo da vossa proteção, refugiamo-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Virgem gloriosa e bendita! Amém”

terça-feira, 7 de maio de 2013

Aniversário do Padre Adauto

Feliz aniversário!
Muita luz, paz e realizações!!!

Devemos:
Guardar a Palavra,
Deixar ser Guiado pelo Espírito,
Ser construtor da Paz.

Padre Adauto Tavares Gomes

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Igreja precisa de verdadeiros cristãos


João nos diz algo que nos pode parecer estranho à primeira vista: "Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele" ( 1 João 2,27).

O apóstolo diz que tudo o que eles aprenderam no começo, quando tiveram a conversão e foram batizados no Espírito Santo, deixou-os cheios da unção do próprio Cristo. Todos os primeiros cristãos, naquela época, usavam os dons, isso era coisa comum entre eles. Pena que, hoje, na Igreja muitos cristãos não queiram saber disso.
 

Na necessidade dos nossos tempos de hoje, para a Igreja poder agüentar a perseguição externa e as heresias, que estão surgindo em todo tempo e lugar, ela precisa do Espírito Santo e de homens e mulheres que, tendo os dons, usem-nos para evangelizar e tornar outras pessoas também cheias do mesmo Espírito. Grandes pregadores e escritores, que falam sobre o derramamento do Espírito, nos têm mostrado que se nós não nos abrirmos à graça do Batismo e aos dons, a Igreja vai sofrer muito. 

Meus irmãos, de maneira muito clara, vemos como a Igreja está sofrendo em muitos países, como na China, por exemplo, onde há cristãos que professam a fé às escondidas, mas cheios de vigor. Precisamos de uma nata de verdadeiros cristãos, e só conseguimos isso pelo Espírito Santo.

Deus abençoe você,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

domingo, 5 de maio de 2013

Não haverá mais Templo


As grandes experiências do autor do Apocalipse são provocadas pela ação do Espírito. Já no capítulo 1, versículo 10, “movido pelo Espírito, ele experimentou o Cristo ressuscitado no coração das comunidades. Agora, no capítulo 21, versículo 10, “em espírito”, Ele é conduzido a uma montanha grande e alta a fim de ver a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus. Na Bíblia, com muita frequência, a montanha é o lugar onde se experimenta a presença de Deus.
A Jerusalém celeste é a nova sociedade nascida do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. É dom de Deus, mas é, também, resultado das lutas do povo por justiça e liberdade.
O Apocalipse afirma que a nova sociedade é a prostituta transformada pela força do Evangelho. A mensagem que ele nos dá é esta: não se trata de esperar que a Jerusalém celeste se concretize na consumação final, pelo contrário, é hora de por mãos à obra e, pelo Evangelho, transformar em esposa do Cordeiro a Prostituta, que é a sociedade em que vivemos e com a qual, em maior ou menor escala, todos nós nos prostituímos. Não se trata de destruir este mundo para refazê-lo do nada. Trata-se, antes, de renovar radicalmente este mundo, mudando todas as relações.
O texto apresenta algumas características da nova sociedade:
1 – É radiante da glória de Deus, ou seja, é a manifestação visível e luminosa da presença de Deus na humanidade.
2 – Ela brilha como uma pedra de jaspe cristalino.
3 – Ela tem uma grande muralha com doze portas. É uma sociedade proposta e aberta a todos. É a sociedade que irá por em prática o projeto de Deus anunciado desde o Antigo Testamento, manifestado plenamente em Jesus e confiado aos apóstolos do Cordeiro.
Não há nela nenhum Templo. No Antigo Testamento, o Templo de Jerusalém era o lugar onde o povo se encontrava com Deus, sobretudo mediante as celebrações e sacrifícios, oficiados pelos sacerdotes. A nova sociedade não precisa mais de liturgia ou de mediações religiosas, políticas e econômicas. A única e verdadeira liturgia da nova humanidade é a vivência do projeto de Deus, o sacerdócio do povo de Deus e o sacerdócio do Cristo se fundem numa única realidade, pois a humanidade como um todo contempla a Deus face a face. Deus e o Cordeiro, vivendo em meio a seu povo, são a luz da sociedade que nasce da experiência do Espírito. Enquanto não chegar o momento de dispensarmos liturgias e mediações, sejam elas de qualquer gênero ou espécie, fiquemos atentos às autênticas experiências que o Espírito nos sugere.

+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

sábado, 4 de maio de 2013

Lulu Santos comemora 60 anos

Cantor carioca tem mais de 20 discos e é responsável por sucessos como "Assim Caminha a Humanidade" e "De Repente, Califórnia"
Um dos maiores representantes do pop nacional, Lulu Santos comemora neste sábado (4) 60 anos. Com mais de três décadas de carreira, o músico é responsável por sucessos como "Assim Caminha a Humanidade", "De Repente, Califórnia" e "Tudo Azul".
Luiz Maurício Pragana dos Santos nasceu em 4 de maio de 1953, no Rio de Janeiro. Ainda criança, nos anos 1960, já fazia música com a banda Cave Man, cover dos Beatles. Depois, integrou os grupos Veludo Elétrico e Vímana - do qual Lobão também participou.
A carreira solo e o nome artístico vieram em 1982, quando Lulu Santos lançou o disco "Tempos Modernos". A estreia já anunciava uma carreira de sucesso: o trabalho alcançou a marca de 150 mil cópias.
Entre originais, shows e coletâneas, o músico conta com mais de 20 álbuns em sua discografia, com destaque para "Tudo Azul" (1984), "Assim Caminha a Humanidade" (1994) e "Eu e Memê, Memê e Eu" (1995).

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cristo é a estrada pela qual nós devemos andar

Nós celebramos, hoje, os apóstolos São Filipe e São Tiago, e Deus nos dá a graça de meditarmos o Evangelho de São João, capítulo 14, especificamente o versículo 6 que nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Filipe, um dos apóstolos que nós celebramos hoje, diz: “Senhor, mostra-nos o Pai”. Mas Jesus diz: “Filipe, estou a tanto tempo convosco e vós não me conheceis?”. Quem conhece Jesus conhece Deus, conhece o caminho, a verdade e a vida.
Cristo é a estrada pela qual nós devemos andar. Há muitas estradas nesse mundo que nos levam ao erro, à mentira, à ilusão. Mas só existe uma estrada, um caminho que nos conduz ao céu, e esse caminho se chama “Jesus”.
Se estivermos perdidos, desorientados, perguntando-nos o que fazer da nossa vida, que direção dar a ela ou o que fazer com a nossa família, não podemos nos esquecer que o caminho é Jesus, porque Ele é a verdade. Quando acreditamos que o Senhor é o caminho que devemos trilhar, nós fazemos da palavra d’Ele a única verdade que também conduz a nossa vida. Uma vez que estamos no caminho de Jesus, que acreditamos em Sua verdade, Ele passa a ser a nossa vida.
Aqui, na Terra, Ele dá sentido à nossa existência e seu caminho nos conduz à vida eterna. Que você o trilhe, conhecendo Jesus como caminho, verdade e luz.

Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 2 de maio de 2013

É necessário nascer de novo


A meta da formação é o "Homem Novo" à imagem de Jesus Cristo. O encontro pessoal com o Senhor traz à pessoa humana a graça do novo nascimento. Realmente ela se torna nova criatura. Lá no âmago do seu ser a vida divina foi infundida. O filho de Deus aconteceu. Em embrião sim, mas aconteceu. O homem, porém, está muito ferido, dilacerado até, pois, por muito tempo, viveu a divisão do divino e do humano em si. Viveu muito tempo privado de algo que lhe era essencial: o divino. Isso lhe trouxe uma marca acentuada e um enfraquecimento profundo. Além disso, a vida e o mundo o machucaram, por isso, é um homem ferido, amarrado, preso, "entulhado", cheio de medos, inseguranças, freios ..., de modo que quer ser e não consegue, quer caminhar e não pode. É aí que a evangelização entra num processo longo, difícil e sofrido. É a fase da restauração do homem filho de Deus. É nesta fase que é mais necessária ainda a ação do Espírito Santo. Mas, como nas outras ações, ela não se faz sem a cooperação humana.

O processo é duplo: Por um lado, fazer com que o filho de Deus venha à tona, dando-lhe condições e "alimento" para que o filho de Deus, ainda em germe, que passou pelo novo nascimento, se manifeste, aflore e cresça. É um processo de crescimento. Requer ambiente e alimento. Por outro lado, ajudar no processo de cura e libertação do homem ferido, amarrado, preso, bloqueado. É a aplicação da salvação de Jesus à pessoa na situação concreta em que está. É toda uma ação libertadora que se vai fazendo. É um processo duplo e interligado. Para que a cura-salvação aconteça é necessário que o homem novo aflore e seja assumido. 

No entanto, para que o crescimento do homem novo caminhe é imprescindível que a cura se faça. Por fim, para que o homem novo caminhe para a plenitude do "Homem Novo" à imagem de Jesus Cristo é preciso que o "homem velho" avance na direção da cura radical que o Cristo Salvador veio lhe trazer. É um processo longo, duro e sofrido. Nós acreditamos nele. Nós o vivemos em nós e investimos o melhor de nós mesmos para que, aqueles que Deus colocou na nossa missão, atinjam esta cura radical e a conseqüente plenitude de "Homem Novo" à imagem de Jesus Cristo


Deus abençoe você,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nós não somos órfãos

Recorramos hoje a São José com toda a confiança, porque, – da mesma forma que ele cuidou de Maria e Jesus –, quer cuidar de nós. Veja que belo testemunho de Santa Teresa D’ Ávila a respeito de São José:
“Assim, tomei por advogado e senhor o glorioso São José, encomendando-me muito a ele. Vi com clareza que esse pai e senhor meu me salvou, fazendo mais do que eu podia pedir, tanto dessa necessidade como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma. Não me favores que Deus me concedeu de que me livrou. Se a outros santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer uma dada necessidade, a esse Santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos.
O mesmo viram, por experiência própria, outras pessoas a quem aconselhei que se encomendassem a ele, também por experiência; e há hoje muitas que lhe são devotas de novo, experimentando essa verdade.
Eu queria persuadir a todos para serem devotos desse glorioso santo, pela minha grande experiência de quantos bens alcança de Deus. Não conheço nenhuma pessoa que realmente lhe seja devota e a ele se dedique particularmente, que não progrida na virtude; porque ele ajuda muito as almas que a ele se encomendam. Há alguns anos, sempre lhe peço, em seu dia, alguma coisa, nunca deixando de ser atendida. Se a petição vai algo torcida, ele a endireita para maior bem meu.”

São José, valei-nos!

Luzia Santiago