quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Combate a AIDS

Maior preocupação é com jovens entre 13 e 19 anos. Medo e insegurança fazem meninos e meninas não usarem preservativo nas relações sexuais.

Luzes e laços vermelhos foram expostos nos principais pontos turísticos de São Paulo, para alertar sobre a prevenção contra a Aids.

Ainda há muito com o que se preocupar. Nos últimos anos mais de uma adolescente de 13 à 19 anos foi contaminada pelo HIV por dia.

Desde 1998, o número de mulheres adolescentes entre 13 e 19 anos infectadas por ano no Brasil por ano vem superando o número de homens infectados com a mesma idade.

Em um posto de saúde em São Paulo, que atende apenas adolescentes um grupo de discussão ajuda na orientação sobre a prevenção da doença.

A ginecologista, que lida o tempo todo com adolescentes, reforça que os jovens precisam mudar hábitos e conversar mais sobre sexo seguro. “A pergunta da adolescente é: ‘será que você gosta de mim?’ Não é: ‘você gosta de usar camisinha?’. Então, essa insegurança do gostar, e a insegurança do desempenho vão fazer com que os adolescentes eliminem qualquer obstáculo, e o preservativo pode ser para o imaginário do adolescente um obstáculo”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário